Tudo que você precisa saber sobre o Cárter do Motor
- motorsmecmga
- 8 de abr. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 9 de abr. de 2021
Hoje vamos falar sobre o Cárter do Motor, você sabe realmente o que é o Cárter do Motor? Sabe pra quê ele serve? A Motorsmec vai explicar em detalhes! Acompanhe o post para ficar por dentro do assunto! #peçaporpeça

O que é o cárter?
Quando se falamos sobre as peças do carro, o cárter é uma das peças mais importantes, já que sua função é muito importante para o funcionamento correto do motor. Basicamente, ele é um reservatório metálico ou de fibra, é no cárter que se armazena todo o óleo para lubrificar o motor, além disso, o cárter também ajuda no processo de arrefecimento do motor. Vamos identificar onde o cárter fica:

O Cárter do Motor fica na parte inferior do motor, abaixo do cabeçote, bloco e virabrequim. Sua forma lembra muito uma banheira, seu formato facilita o armazenamento do óleo e a sua administração.
Qual a função do cárter?
Como já dito, o cárter armazena o óleo, porém, junto a bomba de óleo, ele desempenha um papel fundamental para o motor: lubrificar do motor. Enquanto o cárter guarda todo o óleo que cai da parte superior, a bomba de óleo leva novamente esse óleo a parte superior, para repetir o processo e lubrificar novamente o motor.
FIQUE ATENTO! É muito importante verificar constantemente o nível de óleo, pois se faltar óleo no cárter, o motor pode fundir. Na hora da compra, lembre-se de verificar se o óleo é compatível com o seu motor, para evitar desgastes do motor e até mesmo a perda completa do mesmo.
Tipos de Cárter
Existem dois tipos de cárter: cárter seco e o cárter úmido. As principais diferenças entre os dois se referem a aplicação e também aos custos. Vamos ver em detalhes essas diferenças.
Cárter Úmido

O cárter úmido armazena mais óleo e é o mais comum nos carros de produção em série, pois é mais simples e mais barato. Nele, o cárter lubrifica as partes do motor apenas pelo contato de cada rotação, utilizando uma bomba de óleo para realizar a transferência do óleo.
Com certeza é a melhor alternativa para os automóveis do dia a dia. Contudo, quando é necessário um rendimento mais intenso, esse tipo de cárter deixa a desejar. Quando ele é submetido a grandes acelerações, curvas ou em algumas mudanças de direção mais violentas, o lubrificante pode ficar concentrado nos cantos por causa da inércia, o que pode deixar o motor sem lubrificação em algumas áreas sensíveis, levando a avarias graves.
Cárter Seco

Já o cárter seco coloca um fim nessas limitações técnicas, pois o cárter não funciona como um reservatório de óleo. Em algumas marcas como Ferrari e Porche, o óleo está armazenado num reservatório separado do motor, evitando que o lubrificante se mova. Duas bombas fazem com que o óleo chegue a todas as partes do motor com precisão, independente da situação em que o motor é exposto.
As vantagens do cárter seco estão relacionadas com a solução de conseguir levar o óleo exatamente onde é necessário e na quantidade ideal. Sua desvantagem é no custo e na maior complexidade que este sistema apresenta.
Possíveis avarias no Cárter
É preciso ter muito cuidado com o cárter, já que seu mal funcionamento pode resultar em complicações ou até mesmo na perda completa do motor. Veja agora possíveis avarias no cárter:
• Fissuras: É uma das avarias mais comum, a fissura ou ruptura no cárter normalmente ocorre por causa de uma pancada, pode levar ao vazamento do lubrificante no motor. Quando isso ocorre, é necessário trocar o cárter inteiro.
• Aumento da Pressão: É outra das avarias possíveis no cárter, esse problema pode ter origem em outras partes do motor. A alta temperatura que o lubrificante alcança cria vapores que se não são controlados podem aumentar a pressão no interior do cárter e ocorrem vazamentos.
O que fazer se houver vazamento no Cárter?
Se o cárter estiver com vazamentos, será necessário trocá-lo por inteiro, recomendamos sempre que procure um profissional para realizar o serviço, mesmo que não seja uma tarefa complicada, existem alguns detalhes que não pode deixar passar, já que se trata de uma peça muito importante para o carro. Aqui dentro do nosso site nós temos diversos cárteres catalogados, você pode ver todos clicando aqui.
Para evitar essas avarias, é necessário realizar uma manutenção correta e constante. Se você curtiu as dicas, compartilhe nas redes sociais e comente aqui o que você achou! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais!
top