As Dúvidas Mais Comuns Sobre Óleos Lubrificantes
- motorsmecmga
- 10 de abr. de 2021
- 3 min de leitura

Os óleos lubrificantes são essenciais para o bom funcionamento do automóvel, assim como nós precisamos do sangue e do coração, os carros precisam do óleo e do motor. Mas afinal, o que faz o óleo? Para que ele serve? Qual é o tipo de óleo ideal para o meu carro? Hoje você vai entender, em detalhes, tudo sobre os Óleos Lubrificantes. #peçaporpeça
Para que serve o Óleo Lubrificante?

O óleo lubrificante serve principalmente para diminuir o atrito entre as peças dentro do motor, e consequentemente, garantir o bom funcionamento das mesmas. Sem ele, o motor pode literalmente explodir. Com o passar do tempo, óleo lubrificante tende a perder viscosidade, com isso, o desempenho é afetado, podendo comprometer o funcionamento do motor, o que faz que aumente o consumo e diminui a vida útil do motor.
Quando trocar o Óleo?

É sempre recomendado verificar a indicação feita pelo fabricante do veículo para saber quando deve-se realizar a troca de óleo. Porém em algum casos, recomendamos trocar o óleo antes do prazo indicado nas seguintes situações: muito trânsito, locais com muita poeira, locais com altas temperaturas.
Quando verificar o nível do óleo?
Você pode fazer a verificação do nível do óleo sempre que for abastecer o carro, a melhor situação é verificar o óleo com o motor frio e num terreno sem desníveis, para que possa ter mais precisão na verificação.
Tipos de óleo lubrificante

No mercado existem diversas marcas de lubrificantes e cada uma atua de um jeito, por isso, é necessário conhecer todas as características para realizar uma boa escolha, evitando problemas futuros. Veja a seguir os tipos de óleos lubrificantes que existem no mercado:
Óleo lubrificante mineral
É o mais comum do mercado, o óleo lubrificante mineral é obtido através do petróleo refinado e é produzido com uma combinação de aditivos e óleos. Apesar de sua produção ser mais simples que um óleo sintético ou semissintético, uma boa marca pode cumprir tranquilamente a função e não te deixará na mão.
O tempo de duração do óleo lubrificante mineral é menor que a dos outros, isso ocorre por causa de certos aditivos presentes na fórmula. Lubrificantes tradicionais duram, em média, 12 meses, com o óleo mineral, a duração pode cair para apenas 6 meses. Contudo, não se deve ficar preso nesses valores sem antes observar o desemprenho, veja se o óleo se mantém sua cor e viscosidade.
Apesar disso, o óleo lubrificante mineral pode trazer vantagens como a facilidade de encontrar no mercado, além de ter um preço menor. Esse tipo de óleo é recomendado para carros mais antigos, já que se trata de uma mecânica mais básica, ele também serve para carros de passeio, pois é um grande aliado da versatilidade.
Óleo lubrificante sintético

Os óleos lubrificante sintéticos, por sua vez, têm produtos feitos em laboratório. Os componentes presentes nesse óleo focam no máximo desempenho e ajudam a aumentar a proteção do motor e a diminuir o desgaste das peças.
Por ser um lubrificante de maior qualidade, é comum os fabricantes recomendarem um período de 12 meses, em alguns casos o limite recomendado cai para 6 meses, independente disso, o importante é sempre verificar as instruções do fabricante.
O lubrificante sintético, por ter uma fórmula calculada e precisa, pode garantir propriedades melhores, como por exemplo, a manutenção da viscosidade, mesmo em temperaturas mais altas. Além disso, esse tipo de óleo diminui o consumo de combustível de forma muito intensa, aliado a isso, ele também é ideal aos motores de alta rotação pois traz grande segurança contra a carbonização.
Óleo lubrificante semissintético

Se fossemos colocar todos os óleos em uma escala, o óleo lubrificante semissintético estaria entre o mineral e sintético, ele apresenta algumas características minerais e sintéticas, o que faz com que surja um terceiro tipo de produto. Ele ajuda a preservar mais o motor que o mineral, mas não tem a eficiência do sintético.
Apesar de não ser 100% sintético, o tipo de lubrificante semissintético tem uma durabilidade semelhante, podendo durar um pouco mais que 6 meses. Reforçamos novamente que o mais importante é consultar as instruções do fabricante.
O fato de ser um lubrificante "híbrido", faz com que o lubrificante semissintético reúna as melhores qualidades: o ótimo custo benefício e eficiência. Esse tipo de óleo é muito recomendado aos novos motores, visto que funciona de forma excelente para automóveis mais modernos.
Se você aprendeu algo, compartilha com os amigos! Se quiser saber como o óleo lubrificante atua e como é utilizado, você pode acessar o post "Tudo o que você precisa saber sobre o Cárter do Motor" clicando aqui. Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais (links abaixo).
Comments